Modern technology gives us many things.

Vidro temperado Cotia / SP

Quando o assunto é vidro, uma das melhores alternativas costuma ser o vidro temperado. O material é um produto de segurança, e oferece ótima resistência a impactos, ao som e à temperatura.

Vidro temperado: o que é?

O vidro temperado é produzido por um processo chamado têmpera. Com a técnica, a fábrica seleciona uma peça de vidro comum e a submete a uma alta intensidade de calor e frio. O resultado é um material cinco vezes mais resistente do que a aquele que lhe deu origem!

Esse mesmo processo dá ao vidro uma característica diferente de quebra. Ao invés dos clássicos cacos pontiagudos, quando é danificado o material gera pequenos fragmentos arredondados de vidro. A peça, então, estoura, e “espalha” pelo chão esses pedaços. Como possuem pouco poder cortante, os fragmentos evitam acidentes, e permitem, por exemplo, que o indivíduo saia do box do banheiro sem se machucar com a porta recém-quebrada.

Esse exemplo é bastante prático: graças às suas vantagens, o vidro temperado é um dos preferidos para boxes de banheiro. Afinal, o material não se quebra facilmente com os movimentos de abre e fecha. Por esses mesmos motivos, ele é ideal também para aplicação em portas, divisórias de cômodos e janelas.

Costuma aparecer também na claraboia, em guarda-corpos e até na fachada de prédios! Nos imóveis com pele de vidro (fachada de vidro), a peça oferece beleza, imponência e segurança. Segurança inclusive contra agentes da natureza, como a chuva forte.

Mais vantagens

Além da resistência física, o vidro temperado possui resistência térmica. Isso significa que o espaço em que ele é aplicado mantém sua temperatura agradável, pois o produto não propaga o calor. Nem mesmo se receber incidência direta e constante do sol.

Já a vantagem em relação ao som é que o vidro bloqueia boa parte dos ruídos. Dessa forma, os barulhos de fora do imóvel pouco adentram o prédio. Assim como os sons feitos no interior do espaço pouco difundem para o lado de fora. Isso inclui até mesmo a propalação de ruídos de um cômodo para o outro. Ou seja, os sons da sala acabam bloqueados por uma porta de vidro, evitando o incômodo de quem está no quarto, por exemplo.

O vidro temperado pode ainda possuir diferentes cores e detalhes. Isso agrega bastante à decoração. Como quando você instala uma peça colorida no lugar das divisórias de cômodos: o resultado é mais moderno e jovem! Mais do que as cores, é possível também aplicar adesivos ou o chamado jateado nas peças. O vidro jateado recebe jatos de areia, e assim ganha opacidade que pode dar um toque especial ao ambiente, além de privacidade.

Outros vidros de segurança

De qualquer forma, porém, as opções por vidros de segurança não param por aí. Há no mercado, por exemplo, o chamado vidro laminado. O material possui lâminas de filme em seu interior, que “seguram” os fragmentos quando a peça se quebra. Já o vidro aramado conta com armação de arame, que aumenta sua resistência.
Para escolher a melhor peça à sua obra, é interessante contar com a consultoria de um vidraceiro ou do seu arquiteto. Assim, o resultado da sua decoração será cheio de vantagens!

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.