Modern technology gives us many things.

Vidro laminado Cotia / SP

O vidro laminado é um dos materiais mais interessantes classificados como “vidro de segurança”. A peça é resistente à água, ao calor, a impactos e mais. Mas você sabe porque ela possui essas características?

O vidro laminado

O vidro laminado é formado por duas ou mais lâminas de vidro juntas. Associadas a elas, são colocadas camadas intermediárias de filme Etileno Vinil Acetato (EVA) ou de Polivinil Butiral (PVB). Os materiais são lâminas, e são elas que dão nome a esse tipo de vidro.

Colocadas de forma intercalada, todas essas lâminas passam por uma processo de têmpera, em que recebem grande quantidade de calor, de frio e pressão. Logo, as camadas se aderem, formando uma única estrutura. O resultado é um material cinco vezes mais resistente que o vidro comum.

Benefícios do material

As vantagens da peça, no entanto, não param por aí. A característica de segurança do vidro laminado é garantida por sua forma de quebra. Quando danificado, o material se fragmenta em diversos pequenos pedaços arredondados. Nada, portanto, de cacos pontiagudos, que normalmente causam acidentes. Além disso, o vidro não estoura: os fragmentos ficam presos entre as camadas de filme.

Isso dá ao consumidor maior tempo para trocar a estrutura. Por exemplo: caso o vidro do box do banheiro se quebre, o indivíduo pode facilmente abrir a porta, sair do espaço do banheiro, e só então solicitar a troca do material. Quando os fragmentos são espalhados, como no vidro temperado, isso se torna mais difícil, e pode inclusive causar acidentes. Mesmo considerando que os fragmentos possuem pouco poder de corte.

Outra vantagem do vidro laminado é o conforto térmico. Esse tipo de estrutura diminui a passagem dos raios solares para o interior do imóvel. Quanto menor a intensidade desses raios, menor o aumento da temperatura no cômodo. Ademais, a pele dos indivíduos fica protegida contra os efeitos negativos dos raios UV, mesmo que haja incidência do sol através do vidro.

As diversas camadas de vidro e filme também oferecem conforto acústico. Afinal, o som vindo de fora tem maior dificuldade em adentrar o prédio, pois a peça é mais grossa. O mesmo para a difusão do som para o lado de fora: vizinhos, por exemplo, não se sentem tão incomodados por barulhos produzidos dentro do imóvel.

Onde utilizar?

As peças laminadas também suportam grande pressão da água. Por isso, são ideais para aquários e piscinas, pois, ao mesmo tempo que permitirão visualização através da estrutura, terão segurança.

O uso desse tipo de vidro é ideal ainda para armações que sofrem constantes impactos físicos, como portas, janelas, boxes de banheiro e claraboias. Pode ser igualmente aplicado em fachadas, guarda-corpos, escadas e até pisos.

Além do produto transparente, o mercado oferece peças coloridas, opacas e fumê. Por isso, o melhor é adequar a estrutura à decoração do restante do imóvel, e à aura que se deseja transmitir. Para um ambiente de negócios, a peça opaca pode ser mais interessante. Enquanto num ambiente mais descontraído as peças coloridas possam agregar melhor.

Finalmente, o vidro laminado tem como vantagem sua facilidade de limpeza. Peças do tipo não acumulam poeira, apenas marcas ocasionais de água. Basta apenas utilizar água e sabão, e a estrutura se torna limpa novamente. Pode-se ainda utilizar produto específico para a limpeza de vidros.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.