Modern technology gives us many things.

Envidraçamento de Scadas Cotia / SP

O envidraçamento de sacadas é cada vez mais popular. Saída para tornar o espaço da varanda mais confortável e útil, o artifício cria aconchego e inúmeras possibilidades.

Vantagens do envidraçamento de sacada

Uma das possibilidades mais interessantes do envidraçamento de varanda é criar um novo cômodo na sacada. A área é ideal para um espaço de convivência, em que podem ser posicionados sofás e poltronas. Um bar e até mesmo uma mesa de jogos podem ser instalados no local. Logo, receber amigos e familiares será mais agradável!

Uma área para tomar sol ou descansar fica igualmente interessante nesse ambiente. Basta apenas que a decoração seja bem planejada e posicionada, de modo que o bem-estar esteja sempre presente.

No entanto, de nada adianta uma varanda envidraçada por todo o tempo. Por isso, a instalação do envidraçamento de sacadas é feita por meio do sistema de folhas de vidro. As peças são uma série de placas de vidro, que podem ser abertas. Deslocado, o material é agrupado sempre no canto da parede da varanda, em ângulo de 90º. O posicionamento é feito de modo a mantê-lo protegido e livre de impactos. Assim, cria-se um local ventilado sempre que desejado.

Por essa capacidade de movimento, é importante que a instalação do envidraçamento seja feita por profissional experiente. O local e o modo de posicionamento devem ser bem planejados. Assim como o tipo de vidro e formato da estrutura. Esse parecer técnico ainda vai garantir, acima de tudo, a segurança da obra. A ABNT, inclusive, possui norma específica para esse tipo de estrutura: a norma técnica nº16.259/2014. A regulamentação aborda os pré-requisitos e métodos da instalação, e deve ser sempre seguida pelo profissional executor do trabalho.

Quando fechadas, as folhas de vidro protegem muito o espaço da varanda. Do vento, da chuva, poeira ou maresia. Dependendo do tipo de vidro escolhido, elas podem ainda oferecer proteção contra os raios solares. Isso uma vez que algumas peças do material têm característica fosca ou escura.

Cuidados importantes

Para a boa manutenção do envidraçamento da sacada, é fundamental manter sua limpeza correta. Limpeza dos vidros, e também dos trilhos de movimentação das folhas. Caso haja acúmulo de sujeira nos trilhos, por exemplo, as peças de vidro podem ser impedidas de movimentação. No caso da insistência em abrir o produto nessa situação, acidentes e a quebra do material podem ocorrer.

Outro cuidado necessário deve ser tomado antes mesmo da decisão pelo envidraçamento de sacadas: as autorizações. Isso porque a instalação do vidro na varanda modifica a estrutura do imóvel, assim como a fachada do prédio. Desse modo, é preciso possuir autorização da Prefeitura para realizar tal mudança. Afinal, a estrutura diferente pode comprometer a solidez do prédio. Além disso, com a criação do novo cômodo o cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) também sofre modificação.

A segunda autorização necessária é a do condomínio do imóvel. A alteração na fachada pode desagradar outros moradores, ou ainda tornar a vista desagradável. Ao fim, isso pode render dores de cabeça e até sanções do síndico, como multas.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.