Modern technology gives us many things.

Blindex Cotia / SP

Você provavelmente já ouviu falar do vidro blindex. O material é bastante utilizado em boxes para banheiro, e tem alta segurança. No entanto, “blindex” não é o nome do material, e sim da marca mais famosa que a produz: a Blindex. O vidro blindex é, na verdade, o vidro temperado. No entanto, como muitas vezes a Blindex é sua fabricante, o nome substituiu o material no meio popular, como acontece, por exemplo, com o Cotonete – que na verdade são hastes flexíveis com algodão nas pontas.

O vidro temperado é um material que passa pelo chamado processo de têmpera. A técnica aplica numa peça comum de vidro grande quantidade de calor e depois de frio, além de pressão. O resultado é um produto cinco vezes mais resistente, contra impactos, calor e ao som.

Essas resistências dão ao vidro, primeiro, proteção contra choques. Isso quer dizer que ele não quebra facilmente, mesmo que sofra impactos constantes, como acontece com uma porta de box de banheiro.

A resistência contra o calor refere-se à pouca difusão do calor pelo material. Isso mantém no ambiente em que ele é aplicado uma temperatura amena e confortável. Essa característica é garantida mesmo que o material sofra incidência constante do sol.

A proteção contra o som existe também pela baixa propagação, só que dessa vez de ruídos. Logo, os sons produzidos no interior de um imóvel pouco incomodam seus vizinhos, enquanto os que vêm de fora têm pouca incidência dentro do espaço.

Segurança é destaque do material!

Outra vantagem do vidro blindex é seu modo de quebra. Quando danificada, a peça explode em diversos pequenos fragmentos arredondados. Ao contrário dos clássicos cacos pontiagudos, esses fragmentos têm pouco poder de corte, o que diminui a chance de acidentes.

Geralmente, esse tipo de material é transparente. No entanto, pode também receber pigmento ou adesivos. O jateamento da peça, ou seja, a aplicação de jatos de areia sobre ela, é igualmente possível, e cria uma textura mais opaca.

Qualquer que seja a “decoração” escolhida, porém, ela deve ser feita com o vidro ainda comum. Isso porque, após passar pelo processo de têmpora, o material não pode mais ser manipulado. Do contrário, há a possibilidade que ele se fragmente, como foi planejado para sê-lo. Pelo mesmo motivo, aliás, é fundamental que as peças de vidro sejam também cortadas, furadas ou lapidadas antes da têmpera.

Onde utilizar o blindex?

Com todos os benefícios já citados, o vidro temperado é indicado para as mais diversas instalações. Além do box para banheiro, ele pode aparecer em janelas, portas ou qualquer outra estrutura que sofra impacto físico constante.

As peças são da mesma maneira interessantes para guarda-corpos, peças colocadas em sacadas para evitar quedas nos andares inferiores. Como é resistente, o contato com a instalação realmente oferece segurança aos transeuntes. Assim como para aqueles que preferem escadas em vidro ou claraboias. Fachadas com o material, conhecidas como peles de vidro, também devem contar com o vidro temperado.

Todas essas estruturas, porém, também possuem como opção outros vidros de segurança, como o laminado e o aramado. As peças laminadas possuem lâminas de filme em seu interior, que “seguram” os fragmentos de vidro quando a peça se quebra. Já o material aramado possui uma estrutura metálica, que dá resistência ainda maior ao produto. Para a melhor escolha, o ideal é consultar um vidraceiro de confiança.

Comments are closed, but trackbacks and pingbacks are open.